Guipir ou gripir?

Guipir ou gripir? Não importa o jeito de falar, a renda está presente com tudo neste verão.

Surgida na França e conhecida desde 1843, alguns a definem como renda, outros como tira-decorada. Certo mesmo é que a palavra original é francesa – guipure – e pronuncia-se guipir. Citando o Dicionário da Moda de Marco Sabino, a renda guipure “também chamada de guipir, gripir ou gripier, é uma renda de linho ou seda com motivos em relevo, que formam arabescos. A renda guipure tem visual mais robusto e é considerada a mais nobre das rendas.” No Dicionário Ilustrado – Moda de A a Z da Publifolha, guipure é o “termo empregado para vários tipos de renda que possuem uma espécie de passamanaria, em vez de uma base de tela, conectando os motivos desenhados.”

O fato é que a renda ressurgiu nas passarelas de moda e volta a ser tendência para a moda verão 2017/2018. O tecido garante um ar leveza, super versátil, pode ser usado de dia ou de noite. Apesar de ser delicada e romântica, a renda Guipir garante e traz um perfume de sensualidade às produções.

 

BLUSA 131233 PANTACOURT 1602217

 

Detalhes em blusas, vestidos, camisas e vem como tecido único nas peças hit da temporada. O tecido vem em tons claros e delicados, como o branco, off-white, tons pastéis e tons terrosos suaves. Tipos de rendas verão 2017/2018: richileu, soutache, renda veneziana, guipir, renda bordada, chantily, renascença, renda alençon francesa, renda Schiffli, laise. Muitas das peças surgem em estampas florais rendas.

A renda guipir é um dos tecidos mais delicados e românticos que existem, se em anos anteriores ele surgia apenas como detalhe, nesse verão ele vem revestindo as roupas como um todo. São vestidos de renda, camisa de renda, top cropped de renda, saia de renda, enfim… Aparece forte em tudo!

O vestido de renda com certeza vai ser uma das peças desejo da temporada, ele surge longo, curto e mídi. E tem modelos que podem ser usados no dia-a-dia, em festas, para trabalhar e até para casamentos ou formaturas.

Uma tendência que vem forte são as roupas que lembram pijamas, slip dress, regatinhas de seda e todas essas peças surgem com renda, como detalhes ou em revestindo a peça inteira.

 

BLUSA 131221 SHORT 1602226

 

Um tecido super curinga e versátil, ela caí bem em produções com tecidos nobres e delicados, como também quando combinada com tecidos mais simples e robustos, como o jeans e o algodão. Se você acha a renda um tecido muito romântico e delicado e quer quebrar esse visual lady like, combine com couro, ele quebra esse ar “feminina demais” e injeta uma dose de sensualidade no look.

 

Só lembrando!

 

Quando combinada tecidos leves e fluídos, como a seda linho e crepe, garante um ar mais elegante. Com jeans fica super casual e deixa o look com cara de arrumadinho.

1- Blusas

Dependendo da peça usada na parte de baixo, em combinação com a blusa de renda guipir, o look pode ser mais formal ou casual. Para um look de fim de semana, a combinação com short jeans é uma boa opção, enquanto a combinação com calça pode ser uma alternativa de um look para o trabalho.

 

BLUSA 131224 SAIA 1801059

 

2- Saias

As saias, ainda mais se feitas de guipir, são peças que podem ser protagonistas de qualquer look, e ao mesmo tempo serem usadas em looks de verão e adaptadas para looks de inverno, se combinadas com meias calças. Estes fatores, sem dúvida, tornam o investimento em uma saia de renda guipir muito vantajoso.

3- Vestidinhos casuais

Os vestidos com um toque casual se caracterizam por serem curtos, e muitas vezes são soltinhos e tem mangas curtas. Porem, frequentemente esta peça pode ser adaptada para um visual mais formal, dependendo da escolha dos calçados e acessórios que serão inseridos no look.

4- Vestidos de festa

Eventos formais geralmente inspiram um maior tempo na decisão de look, e uma possível opção por tecidos mais requintados. A renda guipir certamente proporciona este efeito mais sofisticado nos vestidos. O comprimento do vestido pode ser abaixo do joelho, midi ou longo, o que garantirá a sofisticação da peça. O fator comprimento irá variar de acordo com o horário do evento ou com a personalidade da mulher.

Há Renda Guipir para todos os gostos, reserve espaço em seu guarda roupas, conheça a nossa Coleção Eloá in Itália 2017 alegre-se para o verão 2017.